TPF
Texto: Colossenses 1:24-29


A Carta aos Colossenses foi escrita quando o apóstolo Paulo encontrava-se na prisão. A Igreja de Colossos atendia ao publico de origem não-judaica e foi, provavelmente, fundada por Epafras, colossense de origem e companheiro de Paulo.

O motivo da carta está ligado ao fato de que a comunidade passava por dificuldades. Falsas doutrinas estavam sendo pregadas, distanciando as pessoas da fé no Salvador Jesus Cristo.

Valendo-se da sua autoridade como ministro e servo de Deus (V.25), Paulo exorta os destinatários da sua carta para que não se desviem daquilo que lhes foi anunciado e permaneçam firmes na sua fé.

Por isso, com autoridade, mas sem autoritarissmo, coloca-se ao lado da comunidade, lembrando-a de que, através de Jesus Cristo (V.27), Deus se revelou ao mundo. Cristo é o Senhor da sua vida da morte. Ora sendo ele todo poderoso, não há o que temer. Porém, a aceitação desta revelação requer, a exemplo do próprio apostolo, dedicação e serviço. Pressupõe, também, um compromisso pessoal com Deus que se manifesta concretamente nos gestos comunitários, na comunhão com as outras pessoas.

Além disso, esse compromisso requer uma aprendizagem e um crescimento na fé. Para que isso possa acontecer, Paulo enfatiza a importância do ensinamento. Segundo o apóstolo, este caminho abre os horizontes e possibilita o crescimento. Por isso, ele convida, não apenas os Colossenses, mas também a nós, a olhar para Jesus e a aprender dele a prática da igualdade, da solidariedade e da Paz.

0 Responses

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails